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Guitarra de Portugal-a morte do pintor de "O Fado"

Texto retirado de: O Arcano da Dama de espadas

Na penumbra de um quarto de meretriz entre o vinho e o fado, Adelaide da Facada, quinté parece uma Severa, e o tocador, o Amâncio cantam a sua tristeza sonhando." Um dos quadros com maior impacto de José Malhoa será, sem dúvida, O Fado, que retrata personagens lisboetas numa cena urbana, num ambiente de interior, donde o sol, figura emblemática da sua pintura, desta vez se ausentou. O fadista, Malhoa encontrou - o na Tendinha do Rossio. Fora - lhe indicado por uma prostituta da Rua do Capelão, na Mouraria. Tocava guitarra e "manejava e navalhava como poucos". Era ciumento e brigão. Foi Amâncio, assim se chamava, que apresentou ao pintor o outro modelo, a Adelaide. Era conhecida como "Adelaide da Facada", devido a um golpe profundo na face esquerda. Tinha um gato "cego de um olho e mau", o Escamado, mas que não foi possível obrigar à pose. A Adelaide recusou entrar no atelier de Malhoa, "temendo ir assistir a alguma cena menos decente". Contr...

A Peça em 4 actos

O único retrato de Maria Severa

A Rosa engeitada e Maria Severa no Bota Alta-cortesia de Voxx

Nacía el Fado

No obstante, y a pesar de tan interesante visión y enfoque, es en el Siglo XIX cuando vemos surgir con fuerza avasallante la nueva expresión del sentir lusitano, y son precisamente, las voces de las mujeres, las encargadas de imponerle un carácter especialmente, Expresionista dentro de los cánones estéticos imperantes en la misma época en que se establecía el Romanticismo literario y musical en toda Europa. Nacía el Fado, vinculado a las aventuras marineras, a los burdeles (lojas), lenocinios, tavernas y bares de los barrios bajos en las mas cosmopolitas ciudades portuguesas. Surge así, la figura de María Severiana Honofriana (1820-1846), más conocida como María Severa, mujer de vida controversial y discutida pero al mismo tiempo, legendaria y sublime. En el Livro dos óbitos de los años 1833 a 1852 de la parroquia del Socorro en Lisboa, leemos: ...No dia 30 do mês de Novembro de mil oitocentos quarenta e seis anos, na Rua do Capelão, número trinta e cinco A, faleceu apoplética, sem s...

Ainda a Severa

A Severa foi uma peça de teatro muito celebrada no seu tempo e que ainda forneceu argumento para o primeiro filme sonoro português...Para os monárquicos: quem quizer ouvir o hino nacional da Monarquia, o chamado Hino da Carta (letra e musica de D. Pedro IV), veja o filme e esteja atento à entrada de Suas Majestades na corrida de touros. A Severa subiu à cena em 1901. Havia apenas 55 anos que a Severa tinha morrido e havia ainda bastantes homens em Lisboa que tinham ido com ela para a cama mediante pago. A meretriz (como então se dizia) fadista tinha deixado fama e recordações. Quando Julio Dantas fez dela uma cigana houve um murmúrio, mas passou à conta de liberdade poética. Mas quando Dantas lhe dá na peça como amante o Conde de Marialva o murmúrio passou a burburinho. Toda a gente sabia em Lisboa que o amante fidalgo da Severa fôra D. Francisco de Paula Portugal e Castro, 13º Conde do Vimioso, falecido em 1865 aos 48 anos. A família Vimioso também o sabia - e sabia o que o resto de L...