Apontamento sobre a História do Fado
Uma das teorias sobre as origens do fado é que ele foi trazido pelos marinheiros, que o implantaram em Alfama como dança de bordel, grossa e obscena, sobretudo cantado à desgarrada. O fado do marinheiro que se cantava à proa das embarcações, misturado com as cantigas de levantar ferro e com as canções dos degredados, terá servido de modelo aos primeiros fados que se tocaram e cantaram em terra. Com uma aceitação crescente, o fado desempenhou depois um papel de aproximação do povo à aristocracia. Em meados do século XIX, o marialva Conde de Vimioso procurava a Severa, a mais famosa fadista de sempre, pelas ruas de Alfama. A partir de 1870, o fado sobe aos salões da nobreza boémia, tendo o próprio rei D. Carlos aprendido a tocar guitarra com o exímio guitarrista e autor João Maria dos Anjos.
Mas o Fado tem igualmente uma origem romântica. Os amores impossíveis, a fatalidade, a melancolia e a aceitação do destino pré-traçado são temas comuns das canções, que encontraram correspondência no sentimentalismo nacional.
Outra corrente defende que o fado já seria tocado no Brasil, sendo introduzido em Portugal quando a corte de D. João VI regressou a Lisboa. Só que, por essa ordem de ideias, a Severa nunca teria ouvido um fado¿
Apesar de aproveitado pela ditadura dos três "F" de Salazar (Fado, Fátima e Futebol), o fado não deixou nunca de ser a expressão espontânea, livre e autêntica das gentes da cidade.
www.copotinto.blogger.com.br/
gost
ResponderEliminaro muito das musicas da Severa
Gosto muito das músicas da Severa.
Eliminar