Avançar para o conteúdo principal

A SEVERA (acto II - scena X)

D. JOSÉ:
Quê… Não vais, decididamente?

MARIALVA (olhando a Severa):
Decididamente, não vou!

SEVERA (Numa explosão de alegria):
Ah! Não vai! Fica comigo! (Com orgulho)
É meu! Muito meu!

D. JOSÉ (pondo a capa e o chapéu):
Mas todos te esperam, cheios de entusiasmo!
Não é correcto, bem vês…

MARIALVA:
Pois que esperem meu velho. Eu passo aqui esta noite! (Cingindo a Severa)
Severa! (Dando-lhe o lenço que o D. José trouxe)
Amanhã, quando me for, lê o que diz este lenço. Guarda-o bem!(Para D. José)
Tu, vai, D. José. E se te perguntarem, dize a toda a gente que o Conde de Marialva, grande do reino, depois de uma cena de facadas, passa a noite com uma cigana!

D. JOSÉ (saindo e atirando com a porta):
Adeus!

SEVERA (apaixonadamente, atirando-se ao pescoço do Conde)
Como tu gostas de mim! Como tu gostas de mim!

MARIALVA: Vem cá, Severa. Vem cá. Toma a guitarra. Assenta-te aí. Os dois, muito juntos, coração com coração…
(A cigana senta-se-lhe aos pés, preludiando na guitarra)

É destino de Portugal morrer abraçado ao fado!

(Apagando a luz, com a voz cortada de comoção)

Canta… Canta… Canta…

(A Severa começa a cantar; o Conde tem lágrimas nos olhos; o pano cai, lentamente.)
Júlio Dantas - A Severa - Acto II

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COMO JÚLIO DANTAS DÁ INICIO À CAMPANHA PARA PROMOÇAO DO FADO A CANÇÃO NACIONAL

PRIMEIRO ACTO Um café de lepes*, na Mouraria, à entrada da rua do Capelão. Coito de bolieiros. alquiladores, marchantes e marafonas. Á esquerda alta, uma escadinha, dando para a sôbre-loja onde o Conde de Marialva tem um quarto alugado. Balcão à direita. Porta ao fundo com três degraus de pedra, deitando para a viela. Sôbre uma mesa, uma guitarra. SCENA I O ROMÃO, tipo de alquilador, alentejano, jaleca de astracan, calça de balbutina, espora num pé só, conversa com DIOGO, a uma das mesas da direita baixa. O MANGERONA, moço de café, cara alvar, segue do balcão a conversa. O CUSTÓDIA, pobre diabo epilético, aleijado de um pé, a cara arrepanhada pela cicatriz duma queimadura, ri sózinho, assentado num banco da esquerda baixa, a contar moedas de prata que vai descosendo do fôrro da véstia. Júlio Dantas - A Severa (peça em quatro actos) * Lepes - Moeda de dez réis. Entenda-se café muito popular. Foto - Tipos populares na Rua do Capelão. Arquivo Municipal de Lisboa

O único retrato de Maria Severa

Palmira Torres, a personagem principal da peça "A SEVERA", de Júlio Dantas em 1906